//
// O Projeto
Estudantes de jornalismo criam redação internacional temporária para cobrir 8 de março

Alunos de duas universidades de jornalismo de São Paulo (ESPM e PUC) vão integrar uma iniciativa internacional chamada Popup Newsroom para cobrir o Dia Internacional da Mulher. Durante 24 horas, mais de 100 estudantes e jornalistas profissionais de seis países (Inglaterra, Estados Unidos, Holanda, Índia, Armênia e Brasil) vão distribuir conteúdo nas mais diversas plataformas. No Brasil, adistribuição das reportagens será feita em parceria com a Editora Abril, Revista Fórum e o recém-lançado Brasil Post, versão brasileira do Huffington Post, além do site próprio do projeto e da distribuição nas redes sociais.

“O exercício é produzir de formas criativas, compartilhar conhecimento e trabalho, e distribuir de maneira livre. Mostrar aos alunos – e por que não a outros jornalistas? – que é possível, com colaboração e parcerias, criar e distribuir conteúdo de qualidade de novas maneiras”, diz Andre Deak, professor da ESPM que coordena a participação dos estudantes brasileiros no evento.

A iniciativa inclui vídeos, mini-documentários, textos, fotografias, transmissão online e entrevistas, histórias sobre mulheres e feminismo, sob várias perspectivas, que serão publicadas com a hashtag ‪#‎IWDpopup‬, para unificar toda a cobertura internacional. IWD é a sigla para International Women’s Day.

“O jornalista do nosso tempo não é só mais o cara que gasta sola de sapato na apuração, mas também o que pensa em como alcançar um público global, como distribuir conteúdo, não apenas no papel, mas de outras maneiras”, afirma Leonardo Sakamoto, professor de jornalismo investigativo na PUC-SP.

Anna Feldmann, que ministra a disciplina Mídia e Mulher também na PUC-SP, conclui: “O 8 de março não é só um dia para parabenizar as mulheres, é um dia para promover a divulgação e a reflexão sobre seu papel na sociedade. E o primeiro passo para isso é fortalecer o debate, juntando jornalistas, professores, estudantes e especialistas de diversas áreas distintas”.

MAIS:

em português:
https://iwdpopupbrasil.wordpress.com/
https://www.facebook.com/popupnewsroombr

e pela hashtag #IWDpopup

Mais informações:

Andre Deak – 9 92810857
andredeak@gmail.com

produção internacional:

PopUpNewsroom.net
@PopUpNewsroom
facebook.com/PopUpNewsroom

Contatos:
melissa.a.wall@csun.edu
david.baines@newcastle.ac.uk

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: