//
Menos flores, mais engajamento

Não perca seu tempo dando flores, chocolates ou presentes. Nesse dia das mulheres, leia, se informe e passe a dar diariamente a única coisa que importa: igualdade

Para quem não é familiarizado com o tema, a seguir algumas dicas.

Boa Leitura

back_905

Edição: Amanda Nunes

” Toda Feminista é mal amada”

Luíse Bello é uma publicitária carioca que mantém os blogs Think Olga e Cronicamente Carioca. Em um de seus posts ela escreveu um texto bem bonito que expõe muita das insatisfações das mulheres na sociedade atual.

Sou mal amada desde criancinha quando me ensinaram que o meu mundo era um tanto quanto limitado. Na escolinha onde estudei até a quarta série (não sei o equivalente no mundo atual), o único brinquedo que havia no pátio era uma mesa de totó. Muito velha, muito capenga, mas era um sucesso – e exclusiva para os meninos. Eu já não gostava de futebol, mas tinha tanta vontade de brincar naquilo! E o fato de não poder me angustiava. Era a primeira de muitas experiências do tipo.

Texto Completo

“Mulher gosta mesmo é de trocar o sachê da privada. É sim! Eu vi na TV”

Leonardo Sakamoto é um Jornalista, coordenador da ONG Repórter Brasil e mantém a página Blog do Sakamoto. Entre diversos assuntos, alguns deles pairam no opressão que paira o sexo feminino.

Ela é simpática, meiga, solícita, esperta.
Independente, mas multitarefa.
Não é que não queira a ajuda de ninguém,
ela sabe que ninguém faz seus deveres tão bem.

Faz questão de trabalhar o dia inteiro
E chegar em casa e cuidar de tudo primeiro.
Mas se o pobre do marido aguentar,
Muito sexo dela ainda vai ganhar.

Texto Completo

“Como Ser Mulher”, Caitlin Moran

 Caitlin Moran é uma feminista ativista que escreveu o livro ” Como ser mulher”.  Abaixo um trecho retirado de seu livro.

“O que vou pedir que vocês façam é dizer: ‘Sou feminista’. De preferência, gostaria que vocês ficassem em pé em cima de uma cadeira e berrassem: ‘SOU FEMINISTA’ – porque eu acho que tudo fica muito mais emocionante se você sobe em cima de uma cadeira.
É realmente muito importante que você diga essas palavras em voz alta. ‘SOU FEMINISTA’.
Se você acha que não consegue -– nem mesmo com os pés no chão -–, eu ficaria preocupada. Essa é provavelmente uma das coisas mais importantes que uma mulher tem a dizer na vida, além de ‘Eu te amo’, ‘É menino ou menina?’, e ‘Não! Eu mudei de ideia! Não corte a minha franja!’

Diga. DIGA! DIGA AGORA! Porque, se você não for capaz, é como se estivesse se inclinando e dizendo: ‘Chute a minha bunda e leve o meu voto, por favor, patriarcado’. […]

“A questão da mulher: gênero ou classe?”

“Eu desci do monte com a minha espingarda sob o casaco gritando: ‘Traição!’. Nós pensávamos morrer pela liberdade […] todas as mulheres estavam lá. Interpondo-se entre nós e os militares, as mulheres lançaram-se sobre os canhões e metralhadoras, os soldados permaneceram imóveis. A revolução estava feita”.

Texto completo

“Carta aos machos”

Mulheres não são propriedades ou objetos de consumo, muito menos dentro da família. Pais, avôs, tios, irmãos e primos, parentesco não é salvo conduto para violentar as mulheres de sua casa. Vocês deveriam ter superado esse comportamento selvagem. A bestialidade deveria ter ficado na época das batalhas com cavalos e espadas, quando nossos ancestrais se vestiam com peles de animais.

Texto Completo

” Cantadas de rua: parem de pedir para as mulheres sorrirem”

Chega de “fiu fiu”, grosserias e pedidos de “sorria, princesa” nas ruas

Texto Completo

” E a publicidade divorcia-se da mulher”

Com mais dinheiro, essa mulher passou a decidir ainda mais sobre o consumo da casa e a chefiar um número maior de lares. Hoje, 38% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres. Mas esse processo de empoderamento feminino pela via do consumo e da renda é ainda recente e equivale ao papel dos homens há dez anos atrás.

Texto Completo

 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: