Thaís Carbonell
(Divulgação)
Ela pegou o guardanapo no colo e limpou os lábios, pousou-o na mesa e pediu licença. Levantou e virou em direção ao banheiro. Seu vestido de cor clara era justo ao corpo que enaltecia suas curvas, o cabelo mais ou menos preso caia pelas costas. Enquanto andava pensava que não fazia a menor ideia de onde era o banheiro.
Sabia que ele estava olhando ela andar. Entrou naquele mundo de espelhos grandes e mármore por toda parte. Olhou o reflexo. O vestido está marcando. Entrou na cabine, trancou. O vaso estava limpo, mas é melhor não sentar, vai que… Saiu ajeitou o vestido no espelho lavou as mãos, secou.
Aproximou o rosto do espelho. Esqueci de trazer minha bolsa para retomar a maquiagem, pensou. Jogou a franja para direita. Parou ali. Será que eu me ofereço para dividir a conta? Fez umas caretas. Olhou o corpo de costas.
Outra mulher entrou no banheiro, se olharam. Esperou que entrasse na cabine para sair do banheiro. Andou olhando para a mesa. Ele estava no celular, ela igual. Com mais insegurança. (Karina Piva)
(Divulgação)
Toda mulher gosta de ir ao banheiro, seja para retocar a maquiagem, se olhar no espelho, reclamar do cabelo, descobrir uma espinha, falar que está gorda, chorar por causa de homens, se trocar, fofocar com as amigas e fugir de situações incomodas como um jantar entediante.
Em 1978, a fotografa norte-americana Maxi Cohen na estréia de seu longa-metragem “Joe e Maxi” se sentiu aflita por não estar se divertindo e correu para o banheiro do Cinema Mimi e durante sua estadia surgiu a ideia de fotografar o que as mulheres fazem nos banheiros ao redor do mundo.
Uma exposição sobre banheiros femininos ilustra o cotidiano de diversas mulheres no Dia Internacional da Mulher ao redor do mundo. A mostra contém 19 imagens e um vídeo produzidos entre 1978 a 2011. Confia abaixo alguns dos trabalhos expostos.
(Divulgação)
Afinal, o que as mulheres tanto fazem nos banheiros?
Ir ao banheiro para mim é um momento de intimidade , posso cantar e conhecer meu próprio corpo. Na Idade Média um dos motivos para não tomar banho todos os dias era justamente para as mulheres não descobrirem o poder do corpo. Gabriela Ramenzoni, Advogada.
O banheiro é o lugar que eu mais tenho intimidade, nele posso cantar no chuveiro, arrancar cabelos brancos, passar batom, chorar quando necessário e tirar fotos selfie haha. Vivian Diniz, Analista de Comunicação.
O banheiro já significou estratégia de descanso para mim, quando eu fazia estágio eu ficava horas em pé auxiliando a dentista, já fiquei 8 horas direto. Ir para o banheiro me ajudava, eu podia sentar, escondida tranquila para descansar um pouquinho. Camila Chamma, estudante de Odontologia.
No banheiro surgem as melhores fofocas, discussões, risadas, choro, ressaca, é um lugar incrível e que atire a primeira pedra a mulher que nunca o usufruiu dessa maneira. Cibele Pelissari, Dentista.
(Divulgação)
Ladies Room Around the World
Quando: de 26/02 a 26/04
Segunda à sexta das 10h às 20h
Sábado das 11h às 14h
Quanto: Entrada Gratuita
Onde: Galeria Lume
Rua Joaquim Floriano, 711, 2o andar- Itaim Bibi
Para mais informações acesse:
Discussão
Nenhum comentário ainda.